Perspectivas para Economia em 2015
INTRODUÇÃO .................................................................................................... 3
A COPA DO MUNDO NO BRASIL .......................................................................... 4
INFLAÇÃO ......................................................................................................... 5
PIB ................................................................................................................... 6
CONCLUSÃO ...................................................................................................... 7
REFERÊNCIAS .................................................................................................... 8
INTRODUÇÃO
Esta atividade tem como objetivo mostrar a situação atual da economia brasileira e realizar pesquisas com projeções e perspectivas para o ano de 2015.
A COPA DO MUNDO NO BRASIL
Quando o Brasil recebeu a confirmação de que sediaria a Copa do Mundo, uma das grandes expectativas era que o evento poderia aquecer a economia e, de alguma forma, se refletir no Produto Interno Bruto (PIB). Mas, a cerca de 100 dias para o pontapé inicial, tudo indica que o efeito do Mundial será menor que o esperado.
A expectativa era tão grande que o Itaú Unibanco divulgou em julho de 2011 um estudo afirmando que o Mundial traria um impacto positivo de 1,5 ponto percentual no PIB nos três anos seguintes. Porém, em dezembro de 2013, o banco diminuiu a previsão para cerca de 1 ponto percentual, em viés de baixa.
Um dos motivos para o impacto no PIB ser menor é o baixo investimento na infraestrutura das cidades-sedes – não há estimativa oficial, mas o total deve ser inferior aos cerca de 33 bilhões de reais divulgados em estudo do Ministério do Esporte em março de 2010. Além disso, colaboram negativamente o atraso em obras e projetos que nem sequer vão sair do papel.
“Os projetos que eram importantes para a sociedade e que efetivamente iriam impactar positivamente na