Perspectivas da Psicologia
Cognitivo – É o estudo dos processos mentais que estão por trás do comportamento, nos domínios da atenção, memória, percepção, conhecimento, criatividade e mais um leque de possibilidades no âmbito dos processos e/ou atividades mentais, sendo este agente influenciador direto no comportamento do indivíduo.
Comportamento – O indivíduo é influenciado diretamente pelo meio em que vive religião, família, demandas sociais, educação... Todos os processos vivenciados influenciarão no comportamento do indivíduo, uma vez que na perspectiva comportamental o indivíduo é o centro, e uma vez adaptado e inserido no contexto social o indivíduo tende a repetir as consequências desse estímulo no comportamento.
Biológica – É a busca das causas do comportamento a partir do gene, sistema nervoso e endócrino, muito ligado com a fisiologia e a psicopatologia.
Cultural – Normas culturais e costumes irão determinar o comportamento do indivíduo sobre os seguintes questionamentos: em que os indivíduos de diferentes culturas no que diz respeito ao comportamento se diferem? Em que se assemelham? E também as subculturas nas mesmas áreas culturais, então as investigações culturais irão determinar o comportamento das pessoas.
Fenomenologia – É o estudo da experiência subjetiva, a metodologia confronta o sujeito no aqui e no agora, quem sou como estou, buscando uma melhor comunicação, resgatando a empatia e melhor convivência com outro.
Psicanálise – Diferente da Psicologia a psicanálise faz uso de outra metodologia de trabalho, a Psicanalise irá trabalhar com o inconsciente e o subconsciente tendo como parâmetro o “id o ego e o superego” O id estaria ligado ao prazer, o superego com os valores, o moral, obrigações e deveres, o ego