Perspectivas da profissão contábil face a reforma da lei das s.a. (11.638/07)
RESUMO
O presente artigo objetiva apresentar aspectos fundamentais da renovação de critérios e práticas propostas pela Lei 11.638/07, e ao mesmo tempo, o progresso da profissão contábil. Como o Brasil possui um mercado globalizado, foi necessária a adequação do mesmo aos padrões internacionais de contabilidade. O cenário contábil brasileiro foi alterado com a chegada da lei das S/A’s, o que ocasionou a valorização do contador. A contabilidade no Brasil vem sendo constantemente modificada pelo CPC, que atinge de forma direta todas as empresas, uma vez que as práticas contábeis adotadas no País já não são mais as mesmas. Uma das determinações da lei é que toda empresa com ativo total superior a 240 milhões ou com a receita bruta anual superior a 300 milhões apresente seus balanços auditados por profissionais independentes registrados na CVM. Essa exigência tornou o contador uma peça fundamental, principalmente, dentro das grandes corporações. Além disso, torna-se necessário que o profissional contábil esteja cada vez mais atualizado, completo e preparado para um mercado unificado.
Palavras–Chave: Lei 11.638/07, Sociedades Anônimas, Contador, Padronização e Contabilidade Internacional.
1. INTRODUÇÃO
Após a Crise de 1929, ocorreram grandes mudanças no mundo contábil. Houve a queda da bolsa de valores de Nova York. Depois da queda da bolsa foi introduzido o New Deal e, conseqüentemente, a recuperação da economia americana. Mas, as grandes mudanças no padrão contábil foram às alterações de diversas leis, tais como, a Lei de Veracidade a Emissão de Titulo, entre várias outras, que foram alteradas para se adequar as situações de cada época.
Em 15 de dezembro de 1976, foi sancionada e implantada a Lei 6.404 conhecida comumente como a lei das Sociedades por Ações. Esta lei regulamentava a estrutura básica que deveria ser seguida na contabilidade das empresas sediadas em