Perspectiva
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Martha Gabrielle Miranda Gomes
PERSPECTIVA - ORIGEM, EVOLUÇÃO, TÉCNICAS E APLICAÇÕES NA CONCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
MACEIÓ/2012.
Martha Gabrielle Miranda Gomes
PERSPECTIVA - ORIGEM, EVOLUÇÃO, TÉCNICAS E APLICAÇÕES NA CONCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Atividade proposta pelo professor Hermes Teixeira como requesito para reavaliação da matéria de Perspectiva.
MACEIÓ/2012
A perspectiva é um método de representação num plano bidimensional, aludindo à tridimensionalidade, cujo objetivo não é representar fielmente as características métricas do objeto, mas representá-lo da forma como o percebemos, permitindo ao indivíduo uma melhor visualização do objeto, sob vários ângulos.
Acredita-se que a base da perspectiva foi definida pelo matemático e filósofo árabe Alhazen, o qual em sua obra “Perspectiva” demonstrou, pela primeira vez, que a luz projeta-se em formato cônico no olho humano, tem-se aí a primeira vertente da perspectiva. Já na era moderna, a perspectiva apresentou-se em sua acepção estrita, ou seja, a representação de objetos e do espaço, como os enxergamos, a partir de um ponto de vista fixo. Contudo, no século XV, era renascentista, Filippo Brunelleschi trouxe uma nova definição para perspectiva, proposta através de desenhos, baseada num sistema com um ponto de fuga, essa nova proposta foi denominada de Construzione Legittima. Pois ao analisar a pintura de diversos edifícios com o auxilio de um espelho, ele percebeu que todas as linhas das arestas convergiam para um mesmo ponto, esse localizado na linha do horizonte.
Giotto foi um dos primeiros artistas italianos a utilizar-se de métodos algébricos para determinar a distancia entre linhas, porém mais tarde detectou-se que esse método possuía falhas, pois não retratava fielmente uma sequência de linhas em um determinado campo visual.
A perspectiva foi aplicada inicialmente na pintura, dando