Perspectiva Educativa na Educação Infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Vamos discute a perspectiva educativa do espaço físico da Educação Infantil, nas creches. O estudo objetiva refletir sobre as condições do espaço interno e externo, passando pela organização e influência dos mesmos na aprendizagem das crianças. A investigação foi realizada por meio de pesquisa em creches municipais na cidade de Manhuaçu e Chalé. Visamos estabelecer uma relação entre os textos teóricos estudados e a situação atual do espaço oferecido pelas creches.
2 DESENVOLVIMENTO
A história do atendimento à criança pequena no Brasil foi marcada pelo assistencialismo e pela guarda de crianças. A ausência de políticas públicas e o descaso do Estado provocaram a falta de planejamento e de infraestrutura adequados para o atendimento dessa faixa etária. A escassez de investimentos resultou na precariedade das instalações de muitas instituições de atendimento às crianças de 0 a 5 anos.
A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro passou a responsabilizar-se legalmente com vias a garantir o acesso e a permanência das crianças de 0 a 5 anos na escola.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e é ofertada por meio de atendimento em creches, pré-escolas e centros de Educação infantil. Durante nossa pesquisa verificamos que o espaço físico destinado as crianças da Educação Infantil deve ser planejado de acordo com a faixa etária das crianças, criando possibilidades para que elas possam usufruir de uma maneira lúdica e prazerosa, sem que a aprendizagem seja interrompida pela falta de organização e adequação dos espaços internos e externos das instituições. Uma vez que um espaço bem planejado vai contribuir com o compromisso por uma educação de qualidade proporcionando, deste modo,