Personalidade
Personalidade originou-se da palavra Persona (latim), nome da máscara com que os atores do teatro romano antigo representavam seus papéis.
Vários são os conceitos sobre personalidade, segundo os seus próprios autores.
Para Allport: “Personalidade significa o conjunto de hábitos, atitudes e traços que determinam o ajustamento de uma pessoa a seu ambiente.”
Para a Psicologia: “Personalidade é o conjunto de modos de agir, essencialmente para com outras pessoas. Ela resulta das experiências e influências que recebemos durante toda nossa vida.”
De modo geral, Personalidade refere-se ao modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos físicos do indivíduo. A definição de personalidade engloba também o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam, conferindo peculiaridade e singularidade ao indivíduo.
“Personalidade é a maneira pela qual a pessoa age, pensa e sente.”
Personalidade: Única e Diferente.
Tecnicamente não se pode aceitar a afirmação de que uma pessoa tenha “mais” ou “menos” personalidade do que outra. Qualquer pessoa possui individualidade, personalidade, singularidade.
Estrutura e Conteúdo da Personalidade
A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta. A Psicanálise afirma que esta estrutura está formada, como base, por volta dos 4 ou 5 anos; Piaget coloca que a personalidade começa a se formar muito mais tarde, entre 8 e 12 anos.
Os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso, etc. Só é possível compreender a personalidade considerando a relação indissociada entre estrutura e