personalidade
INSTITUTO SUPERIOR DE ESTUDOS INTERCULTURAIS E TRANSDISCIPLINARES
Psicologia diferencial
Professor Doutor António Palma Rosinha
Teresa Carvoeiro
Nº48610
2ºB Psicologia
Índice
Introdução ………………………………………………………………………………………..3
O que é a Personalidade………………………………………………………….………..4
Teorias e modelos da personalidade…………………………………………………6
Metodologia…………………………………………………………………………………….9
Conclusão……………………………………………………………………………………….10
Referencias bibliográficas……………………………………………………………….11
Introdução
A Personalidade é um conceito que requer o desenvolvimento de um conjunto de questões para que seja entendida de uma forma global. (Hansenne,2003)
Sendo assim o objectivo de pesquisa do trabalho estará relacionado com as diferentes teorias e modelos não esquecendo os métodos e as aprendizagens que o homem que já construído ao longo dos tempos e que inevitavelmente ainda as utiliza. O estudo da personalidade tem sido mais dominado nas áreas sociais e humanas e surge desde a concepção do homem, segundo Hipócrates, Platão e Aristóteles passando por muitos outros pensadores e ainda hoje existem inúmeras definições acerca desta temática.(Hall et al., 1957)
O presente trabalho tem como objectivo central as teorias de autores como Freud, Wung, Adler, Erikson, Fromm, Rogers, Maslow, Skiner, Bandura, Allport, Cattell, Eysenk o modelo dos 5 factores e respectivamente as respectivas respostas.
Para uma melhor definição deste tema achei pertinente também fazer uma abordagem ao conceito de personalidade estando a humanidade num processo constante de evolução e sujeito a alterações continuas em todos os níveis (social, económica, política etc), muito dificilmente conseguiria dominar como ciência exata. Conseguiria contudo através de diversas formas de avaliação, medição, análise e ensino de formação da personalidade encontrar algumas respostas acerca deste tema. Sendo assim todos os