Personalidade
PERSONALIDADE
Quando descrevemos as pessoas no que concerne a características como calma, passividade, agitação, agressividade, ambição ou lealdade, estamos classificando-as de acordo com os traços de personalidade. A personalidade de um indivíduo é, portanto, a combinação dos traços que utilizamos para descrevê-lo.
Determinantes da personalidade:
HEREDITARIEDADE – se refere à estatura, beleza dos traços, o sexo, temperamento, a força; e também aos perfis biológico, psicológico e fisiológico dos pais e familiares. Ela responde por 50% da personalidade de uma pessoa.
AMBIENTE – a cultura em que somos criados, as condições de nossa infância e as normas vigentes em nossa família, nossos amigos e grupos sociais, além de outras influências que experimentamos na vida. Responde a 25% da personalidade.
SITUAÇÃO – o(s) fato(s) inesperado que acontece na nossa vida. Responde a 25% da personalidade da pessoa.
O indicador de tipos Myers-Briggs O MBTI (Myers-Briggs Type Indicator) é um dos modelos mais utilizados de tipologia de personalidade em todo o mundo. Trata-se, essencialmente, de um teste de personalidade com cem questões sobre como as pessoas agem ou se sentem em determinadas situações. Com base nas respostas dadas, os indivíduos são classificados como extrovertidos ou introvertidos (E ou I), sensatos ou intuitivos (S ou N), racionais ou emocionais (T ou F) e julgadores ou perceptivos (J ou P).
Extrovertido versus introvertido. Indivíduos extrovertidos são expansivos, sociáveis e assertivos; os introvertidos são quietos e tímidos. Sensatos versus intuitivos. Os indivíduos sensatos são práticos e preferem a ordem e a rotina e focam os detalhes; os intuitivos confiam nos processos inconscientes e têm uma visão macro das situações. Racionais versus emocionais. Os tipos racionais usam a lógica e o raciocínio para lidar com os problemas; os emocionais recorrem a seus valores pessoais e suas emoções. Julgadores versus