Personalidade e Comportamento
Idalberto Chiavenato:
A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção, tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ou seja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro. Administração é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenha resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias.
Marco Aurélio Valério Maximiano Hercúleo Augusto:
Segundo Maximiano, administrar é um trabalho em que as pessoas buscam realizar seus objetivos próprios ou de terceiros
(organizações) com a finalidade de alcançar as metas traçadas. Dessas metas fazem parte as decisões que formam a base do ato de administrar e que são as mais necessárias. O planejamento, a organização, a liderança, a execução e o controle são considerados decisões e/ou funções, sem as quais o ato de administrar estaria incompleto.
Jules Henri Fayol:
Para Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos que sempre exigem algum grau de planejamento e organização comando, coordenação e controle.
CAPITULO 6
PERSONALIDADE E COMPORTAMENTO.
NOSCE TE IPSUM – COMPREENDENDO O INDIVIDUOS E SEU COMPORTAMENTO Compreendendo o individuo e seu comportamento procura, inicialmente, dar uma visão ampla do comportamento individual, apoiada na abordagem sistêmica, para depois explorar quatro tópicos julgados relevantes na influenciarão ou condicionamento do comportamento dos indivíduos, a saber:
Personalidade;
Percepção e concepção humanas;
Motivação nas organizações;
Stress e seu controle.
Os quatros tópicos estão intimamente relacionados. Cada um deles contribui para nossa compreensão da área do comportamento geral, e para a do comportamento do