Personalidade: Melanie Klein
Uma das principais contribuições da teoria de Melanie klein são os conceitos de posição esquizo-paranóide e posição depressiva. Estes são períodos normais do desenvolvimento de todas as crianças.
A criança nasce na posição esquizo-paranóide, sendo suas principais características do ego; a divisão do objeto externo, ou mais particularmente de seu seio, já que este é o primeiro órgão com o qual a criança estabelece contato, em seio bom e seio mau o primeiro é aquele que a gratifica infinitamente enquanto o segundo somente lhe provoca frustração à agressividade dirigia a figura materna.
A partir da elaboração e superação destes sentimentos surge a posição depressiva. Esta tem como principais objetivo a integração do ego e do objeto externo, ou seja, o seio e a mãe, sentimentos afetivos e defesas relacionada à possível perda do objeto em decorrência dos ataques realizados na posição anterior. Estas posições continuam presentes pelo resto da vida, alternando-se em função do contexto, embora a posição depressiva predomine num desenvolvimento saudável.
Para Melanie Klein as fantasias são inatas no sujeito, uma vez que são as representantes dos instintos tanto os libidinais quanto os agressivos, os quais agem na vida desde o nascimento. Elas apresentam componentes psíquicos, dando origem a processos pré-conscientes e conscientes, e acabam por determinar desta forma a personalidade. As fantasias são a forma de funcionamento mental primária e atuam na mente de crianças, adolescentes e adultos, ao longo de todo o desenvolvimento psíquico, por meio de diferentes conteúdos imaginários.
- Teoria da Fantasia;
- Superego (Fantasia Significado de Brincar).
As fantasias das crianças durante a brincadeira se tornam cada vez mais livres em respostas a um contínuo interpretar, da mesma forma que os elementos dos sonhos levam para a interpretação conteúdos latentes, os elementos das brincadeiras correspondem a essas associações