Personal diet
Personal Diet
Comunicação em saúde e qualidade no atendimento
“Inovar sempre, pois somente os melhores e pioneiros se destacarão”
Americana, 2008
1. Resumo executivo
Atualmente, percebe-se que os atendimentos personalizados viraram moda. Academias já prestam atendimentos de personal trainer para manter a forma daqueles que têm preguiça de ir até a academia; estilistas desenvolveram o personal stylist para ninguém errar na hora de produzir o figurino. Até o personal friend já é sucesso: o conhecido por amigo de aluguel ocupa as horas vagas daquelas pessoas que se consideram sozinhas.
Mas agora novidade mesmo é o personal diet. As pessoas que entendem que necessitam do atendimento de um nutricionista podem recebê-lo dentro de casa.
O termo personal diet designa “dieta personalizada” ou seja, trata-se de um programa alimentar personalizado, elaborado por um nutricionista, baseado nas preferências alimentares do cliente e mantendo um equilíbrio entre calorias e nutrientes.
Neste caso, o trabalho realizado é diferente daquele feito em consultório. Com o atendimento nas casas das pessoas há maior possibilidade para cobrar a dieta mais rigorosamente, enquanto no consultório, o nutricionista, não tem como ter certeza que a pessoa está fazendo a dieta de forma correta. Além disso, com o aumento significativo do número de nutricionistas no Brasil, apenas aqueles que possuem um diferencial conseguirão atingir o mercado.
É neste contexto que vejo no segmento de personal diet hoje uma tendência de mercado, isso porque já existem muitos profissionais que atendem apenas em consultórios, o que tende a saturar o mercado.
Um personal diet trabalha diretamente na casa das pessoas.
Podem existir vários planos de atendimento, desde o mais completo, que disponibiliza além dos cardápios personalizados, lista de compras e visitas ao supermercado e à feira, até aulas de culinária saudável.
O trabalho de personal diet não se