Personagens Principais de Viagens Na Minha Terra
⦁ Visão simbólica de Portugal (decadência do Império Português)
⦁ Crise de valores; caráter duvidoso e instável
⦁ CARLOS: homem instável sobre suas relações amorosas. Simboliza o liberalismo vitorioso, mas acaba se corrompendo pelo materialismo. Vive viajando e se envolvendo em questões políticas e problemas amorosos intensos. Através de suas reflexões, tinha alucinações com fadas e duendes.
⦁ JOANINHA: prima e amada de Carlos. Típica heroína do Romantismo (não se sustenta diante da realidade histórica). Marcada pelos seus olhos verdes e sua educação, tinha apenas dezesseis anos. Carlos compara seus olhos com os de suas outras amadas.
⦁ FREI DINIS: abandonou várias carreiras para tornar-se frei. Defensor da monarquia, é bastante questionado durante o livro, o que gera certo mistério. Achava que o Evangelho era uma ótima constituição. Era contra os liberais.
⦁ GEORGINA: namorada inglesa de Carlos. É ingênua e acaba se apaixonando por ele, mas ele não corresponde. Então recolhe-se para um convento, tornando-se abadessa (não tendo que participar dos conflitos históricos que causaram sua decepção).
⦁ DONA FRANCISCA: avó de Joaninha. Era cega, idosa e infeliz. Reivindicou sua vida para seguir temente a Deus e foi manipulada por Frei Dinis. Representa a falta de planejamento com que Portugal se colocava no governo dos liberalistas, levando a nação à decadência.
⦁ SANTA IRIA/IRENE: freira de um convento duplo. Originou o nome da cidade de Santarém.
⦁ BRITALDO: personagem que nutria um amor incontrolável por Iria. Pode ser relacionado ao amor que Carlos sentia pelas várias mulheres (amor puro e obsessivo).
FONTES: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/viagens-minha-terra-resumo-obra-almeida-garret-701996.shtml http://www.objetivo.br/arquivos/resumos_obras_literarias/Viagens_na_Minha_Terra.pdf