Personagens Portuguesas na "Divina Comédia"
Índice
INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………………………………….3
DANTE ALIGHIERI………………………………………………………………………………………………………….4
A DIVINA COMÉDIA………………………………………………………………………………………………………6
PERSONAGENS PORTUGUESAS…………………………………………………………………………………….8
SANT’ANTONIO……………………………………………………………………………………………………………13
CONCLUSÃO…………………………………………………………………………………………………………………14
BIBLIOGRAFIA………………………………………………………………………………………………………………15
WEBGRAFIA………………………………………………………………………………………………………………….16
Introdução
A “Divina Comédia” é uma obra de renome mundial na literatura. É uma verdadeira enciclopédia de personagens da época de Dante e da antiguidade. Entre essas personagens encontram-se duas personagens portuguesas de que irei mais à frente falar. O objectivo deste trabalho é identificar quais as personagens e esclarecer o porquê de se encontrarem nesta tão famosa obra. Porque é que Dante as reconheceu de alguma forma ao ponto de as colocar na sua “enciclopédia” também é um ponto que este trabalho irá focar. E como a maioria sabe, esta obra encontra-se dividida em três partes, Inferno, Purgatório e Paraíso, o lugar onde as personagens portuguesas se encontram é também relevante e não pode ser deixado de lado, porque diz muito sobre o que o poeta achava das mesmas. Estes são os pontos principais em que este trabalho incidir.
Dante Alighieri
Dante nasceu em Florença em 1265 e viveu nesta cidade até ao seu exilio (1302).
A formação de Dante deteve-se no trivium (Gramática, Retórica e Dialéctica) e quadrivium (Geometria, Aritmética, Astronomia e Música), e numa licenciatura em Humanidades.
Na altura em que Dante nasceu existia um conflito em Itália entre guelfos e gibelinos que se devia ao facto do imperador do Sacro Império Romano-Germânico, Henrique V, ter morrido sem deixar herdeiros, esse conflito centrava-se