Perpectiva história de matemática
O trabalho visa demonstrar a contribuição da matemática e seu desenvolvimento nas práticas escolares. Neste capítulo, lança-se um olhar sobre a perspectiva histórica da matemática, que durante muito tempo esteve relacionada ao ato de memorização mecânica de cálculos. Nele será abordada a história da matemática percorrendo assim a trajetória educacional, mostrando as mudanças, alterações e avanços em suas práticas pedagógicas institucionalizadas. Também serão discutidas algumas práticas utilizadas ao longo dos anos e a busca de formas adequadas de ensinar a matemática com sucesso no processo ensinoaprendizagem.
Procurando analisar e elucidar os conceitos de Alfabetização em Matemática e
Numeramento, refletindo e dialogando com teóricos que abordam este tema.
2.1 A história da matemática
Podemos constatar através da história que poucos tinham acesso ao conhecimento, pois somente a elite tinha condições de manter um mestre especializado e distinto nas artes de ler, escrever e contar. Esse conhecimento era negado as classes sociais mais baixas.
Estudos demonstram que ao longo da história, havia um grande desinteresse por parte dos alunos pela educação matemática. Pois, era reduzida ao ato de memorização mecânica transmitindo conteúdos sem significados e fora da realidade dos alunos. Sendo considerada a disciplina que mais reprovava, provocando desmotivação e futura desistência.
Muitos historiadores da Matemática e investigadores em Educação Matemática de diferentes épocas recorrem a psicologia da motivação para explicar tal desinteresse.
Gerdes (apud MIGUEL; MIORIN, 2004, p. 26), descreve:
Segundo Gerdes, a imagem da Matemática criada e difundida pelo colonizador apresentava ‘uma criação e capacidade exclusiva dos homens brancos; as capacidades matemáticas dos povos colonizadores eram negadas ou reduzidas à memorização mecânica; as tradições africanas e índio-americanas ficaram ignoradas ou desprezadas. Daí,