pero vaz de caminha
Índice
• Introdução 03
• Conteúdo 04
Carta de Pêro Vaz de Caminha
• Conclusão 18
• Bibiografia 19
Introdução
Pêro Vaz de Caminha escreve essa carta primeiramente para contar ao Rei sobre as maravilhas de nossa terra.
A Carta de Pero Vaz de Caminha,foi escrita em 1500, e foi publicada pela primeira vez em 1817 pelo Padre Manuel Aires Casal, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de ser publicado, este documento já havia sido descoberto pelo pesquisador espanhol J. B. Muños em 1735, entretanto não foi divulgado.
A partir da primeira veiculação que a Carta tornou-se o documento oficial do nascimento da nação católica brasileira, que foram resgatados durante a história do país como forma de exaltar a nação.
O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro do Rio de Janeiro publicou em 1877, com texto do Visconde de Porto Seguro, Francisco Adolfo Varnhagem2, a Carta de Pero Vaz de Caminha, com o título: A cerca de como não foi na – Coroa Vermelha – na enseada de Santa Cruz: que Cabral desembarcou e em que fez dizer a primeira missa. O principal objetivo desta publicação era divulgar a “certidão de nascimento” da nação brasileira. Em pleno Romantismo, a exaltação da nação era uma das principais temáticas que o Estado Imperial dava apoio para as publicações literárias e trabalhos artísticos.