pernasa

2867 palavras 12 páginas
Professor Dário - CTU/UFJF - Pernas dos componentes - 09/06/04 - página 1 de 8
Os componentes eletrônicos possuem diversas características como tamanho e forma.
Todos eles possuem terminais (pernas) que devem ser identificadas de forma correta, pois, caso contrário, podem se danificar se ligados de modo errado.
Os símbolos nem sempre correspondem ao aspecto físico real do componente. Por vezes vemos uma simples bolinha em um esquema enquanto que na verdade ela pode representar um componente de grandes proporções. Essa simbologia, que parece em primeiro plano confundir, na verdade simplifica. Desenhar um símbolo não exige grande destreza ao passo que o aspecto real nos obriga a ter noções de geometria para que o desenho final não acabe se parecendo com tudo menos com o componente.
Estas páginas vão mostrar, além dos símbolos, a forma física e a identificação dos terminais. Procure mantê-las à mão e guarde-as sempre. Elas servirão de consulta em muitas ocasiões. Boa sorte e divirta-se!
Professor Dário - Informática - CTU/UFJF.
Os primeiros componentes que vimos foram os resistores fixos.
Apesar de simples o seu desenho, eles não poderiam faltar aqui. Ao lado vemos os mais comuns. O número 1 é maciço, feito de cerâmica para ajudar na resistência mecânica e dissipar melhor o calor. A “resistência” dele à passagem de energia é feita por uma camada de grafite que recobre todo seu corpo. Por cima do grafite é pintada uma cor neutra, bege ou verde escuro e, por último, as cores da leitura do valor. Em 2 temos um resistor formado fisicamente por um bloco de cerâmica sem pintura. Assim ele sempre aparece todo branco. Como é grande, não se usa o código de cores. Escreve-se sobre ele o valor, potência de dissipação e tolerância. Em 3 aparece outro mais esquisito ainda.
Ele é um tubo oco e os terminais dele são para se soldar fios. Isso é necessário devido ao fato dele ter de ficar longe do projeto pois se aquece muito, podendo danificar placas ou outros componentes perto dele.

Relacionados

  • Fundamentos da Pernada
    473 palavras | 2 páginas
  • educaçao fisca
    33523 palavras | 135 páginas