Permite que deus fale com você todos os dias?
COM que freqüência você se olha no espelho? Para a maioria de nós, isso é um costume diário — talvez façamos várias vezes ao dia. Por quê? Porque nos preocupamos com nossa aparência.
Ler a Bíblia pode ser comparado a olhar no espelho. (Tiago 1:23-25) A mensagem registrada na Palavra de Deus tem o poder de nos permitir ver como realmente somos. Ela “penetra até a divisão da alma e do espírito”. (Hebreus 4:12) Em outras palavras, a Bíblia separa o que parecemos ser por fora daquilo que realmente somos por dentro. Mostra que ajustes precisamos fazer, assim como um espelho.
A Bíblia revela os ajustes que precisamos fazer e também nos ajuda a fazê-los. O apóstolo Paulo escreveu: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça.” (2 Timóteo 3:16, 17) Dos quatro benefícios destacados, note que três deles — repreender, endireitar as coisas e disciplinar — envolvem ajustes em nossas atitudes e ações. Se precisamos olhar regularmente no espelho para ter a certeza de que a nossa aparência está aceitável, quanto mais precisamos ler a Palavra de Deus, a Bíblia, regularmente!
Ao designar Josué para liderar a nação de Israel, Jeová Deus disse: “Este livro da lei não se deve afastar da tua boca e tu o tens de ler em voz baixa dia e noite, para cuidar em fazer segundo tudo o que está escrito nele; pois então farás bem-sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” (Josué 1:8) De fato, para ser bem-sucedido, Josué precisava ler a Palavra de Deus “dia e noite”, ou seja, regularmente.
O primeiro salmo também mostra os benefícios de se ler regularmente a Bíblia: “Feliz é o homem que não tem andado no conselho dos iníquos, e que não se deteve no caminho dos pecadores, e que não se sentou no assento dos zombadores. Mas, seu agrado é na lei de Jeová, e na sua lei ele lê dia e noite em voz baixa. E ele há de tornar-se qual árvore plantada