Permeabilidade dos solos
Dos livros de CAPUTO, Mecânica dos solos e suas aplicações – volume 1, e PINTO, Curso Básico de Mecânica dos Solos em 16 Aulas
A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele, sendo o seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade ().
O conhecimento desta característica é de suma importância em diversos problemas práticos da Engenharia, tais como: drenagem, rebaixamento do nível d'água, recalques e outros.
Quanto ao coeficiente de permeabilidade de um solo, é determinado tendo em vista a lei experimental de Darcy (proposta em 1.856 pelo engenheiro francês de mesmo nome), de acordo com a qual a velocidade de percolação é diretamente proporcional ao gradiente hidráulico.
Define-se, pois, o coeficiente de permeabilidade () como sendo a velocidade média aparente de escoamento da água através da área total (sólidos + vazios) da seção transversal do solo, sob um gradiente hidráulico unitário ( = 1). Assim:
Obviamente, o coeficiente de permeabilidade varia para os diferentes tipos de solos e, para um mesmo solo, depende essencialmente da temperatura () e do índice de vazios ().
Determinando o coeficiente de permeabilidade
A determinação de pode ser feita por meio de fórmulas que o relacionam com a granulometria do solo (por exemplo, a fórmula de Hazen), no laboratório utilizando-se os permeâmetros, de nível constante ou de nível variável, e in loco (em campo) pelo chamado ensaio de bombeamento ou pelo ensaio de tubo aberto. Quanto às argilas, a permeabilidade é determina a partir do ensaio de adensamento.
ENSAIO DE BOMBEAMENTO:
Por este ensaio, determina-se, in loco, a permeabilidade de estratos de areia ou de pedregulho, situados abaixo do nível freático (a figura B1 ilustra o princípio em que se baseia o ensaio).
(Figura B1)
A partir do instante em que o nível