Permanganimetria
1) Introdução
A permanganimetria é uma técnica titrimétrica baseada nas reações de oxidação pelo íon permanganato (MnO4-). O emprego do permanganato de potássio é muito usual em técnicas que envolvam a óxi-redução.
Para um melhor resultado, para a determinação do ponto de equivalência, de modo mais preciso, é preferencial que a oxidação ocorra em meio ácido, pois assim assumirá um potencial de redução maior. Além disto, os íons Mn+2 formados serão incolores, dispensando o uso de indicadores, pois o próprio permanganato, por sua cor intrínseca, funcionará como indicador.
O KMnO4, por não ser um padrão primário, necessita de uma padronização para ser utilizado como solução titulante em determinações titrimétricas. Para isto, é necessário fazer-se a padronização com um padrão primário que provoque com ele uma reação de oxi-red. Isto pode ser conseguido com a reação do oxalato de sódio (NaOOC-COONa) com o permanganato, representada a seguir (equação 1):
KMnO4 + H2SO4 + Na2C2O4 ® Na2SO4 + MnSO4 + K2SO4 + CO2 + H2O
O ferro constitui o componente principal da molécula de hemoglobina, da qual faz parte numa proporção de 0,34%. Uma deficiência de ferro no organismo acarreta uma formação inadequada de hemoglobina, com conseqüente descoloração das hemácias causando a anemia hipocrômica. A determinação de ferro em amostras de medicamentos ou matéria prima para fabricação dos medicamentos, pode ser feita através de titulações de oxi-redução, usando KMnO4 como titulante.
Nas determinações por permanganato, o Fe(II) é transformado em Fe(III). Isto pode ser representado pela reação (equação 2):
FeSO4 + KMnO4 + H2SO4 ® Fe2(SO4)3 + MnSO4 + K2SO4 + H2O
2) Procedimentos
Os procedimentos para a determinação do teor de ferro, buscando o controle de qualidade de um medicamento antianêmico (ver informações do