Periódicos Sistemas de Informação
Jaderson Vargas
TRIAGEM DO CONCEITO
Nem todos os conceitos gerados resultarão posteriormente em produtos e serviços. Os projetistas precisam ser seletivos na escolha dos conceitos nos quais trabalharão até o ponto de projetar os aspectos preliminares de seu pacote e processo. O objetivo da etapa de triagem (ou seleção) do conceito é considerar o fluxo de conceitos que emergem da organização e avaliá-los quanto a sua viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade ou risco. Os conceitos podem ter que passar por muitos crivos diferentes e diversas funções podem estar envolvidas, por exemplo, marketing, produção e finanças.
Para o departamento de marketing em relação a viabilidade do projeto surge a pergunta: será o mercado suficientemente grande?
Para o departamento de marketing em relação a aceitabilidade do projeto: quanto do mercado poderemos ganhar?
Para o departamento de marketing em relação a vulnerabilidade do projeto: qual é o risco de fracasso no mercado?
Para o departamento de produção em relação a viabilidade do projeto surge a pergunta: possuímos as capacitações para produzir?
Para o departamento de produção em relação a aceitabilidade do projeto: quanto teremos que organizar nossas atividades para produzir?
Para o departamento de produção em relação a vulnerabilidade do projeto: qual é o risco de não produzirmos de forma adequada?
Para o departamento de finanças em relação a viabilidade do projeto surge a pergunta: temos acesso a financiamento suficiente para desenvolver e lançar?
Para o departamento de finanças em relação a aceitabilidade do projeto: qual o retorno econômico que conseguiremos sobre nosso investimento?
Para o departamento de finanças em relação a vulnerabilidade do projeto: quanto dinheiro poderemos perder se os desenvolvimentos não forem os planejados?
Análise do concorrente
Produtos concorrentes são escolhidos e analisados de