Perixossomos
1. Conceito
Peroxissomos são organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio, segundo a reação:
RH2 + O2 R + H2O2
Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo. Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem.
Os peroxissomos, além de conterem enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, têm também grandes quantidades da enzima catalase.
Os peroxissomos apresentam ao microscópio eletrônico, uma matriz granulosa envolta por membrana, e seu tamanho em geral varia de 0,3 a 1 µm. os peroxissomos são identificados ao microscópio eletrônico por darem reação positiva para a enzima catalase.
2. Sinonimias
Os peroxissomos são também conhecidos como microcorpos.
3. Aplicação
A catalase converte o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2), e água e gás oxigênio. A água oxigenada se forma normalmente durante a degradação de gorduras e de aminoácidos, mas, em grande quantidade, pode causar lesões à célula.
2 H2O2 + Enzima Catalase → 2 H2O + O2 A atividade da catalase é importante porque o peróxido de hidrogênio (H2O2) que se forma nos perixossomos é um oxidante enérgico e prejudicaria a célula se não fosse eliminado rapidamente.
Apesar das descobertas recentes envolvendo os peroxissomos, a função dessas organelas no metabolismo celular ainda é pouco conhecida. Entre outras funções, acredita-se que participem dos processos de desintoxicação da célula.
4. Doenças e pontencialidades desse composto
Adrenoleucodistrofia
Também conhecida como ALD, é uma doença genética que afeta o cromossomo X. Os peroxissomos, quando funcionam anormalmente, causam o excesso de ácidos graxos de cadeia muito longa. Ou AGCML, se preferirem. São formados de 24 a 26 átomos de carbono. Esse