Periodontopatias
Morfofisiologia Aplicada á pré-clínica
Associação entre a doença periodontal e o lúpus eritematoso sistêmico
Antes de compreendermos a associação entre a doença periodontal (periodontite) e o lúpus eritematoso sistêmico temos que saber o que é cada uma dessas patologias.
Periodontite
A periodontite é uma inflamação crônica e destrutiva, que leva a perda dos tecidos de sustentação dos dentes e, eventualmente a perda dentária. Essa destruição é provavelmente, mediada por uma resposta alterada do hospedeiro, tornando-o suscetível ao desafio bacteriano. A resposta do hospedeiro a infecção é importante pois determina a extensão e severidade da periodontite.
Existem algumas classes de periodontite: * Periodontite adulta ( Sem agravantes sistêmicos aparecem em indivíduos com faixa etária de 30 a 35 anos ) * Periodontite de início precoce 1. Periodontite da pré-puberdade ( Severa destruição periodontal até 25 anos, na adolescência ou ainda mais cedo. ) 2. Localizada ( sinais clínicos moderados ) 3. generalizada ( de progressão rápida ) * Periodontite associada a doenças sistêmicas 1. Síndrome de Down 2. diabetes tipo I 3. síndrome de Papillon-Léfevre 4. AIDS 5. outras doenças * Periodontite ulcerativa necrosante ( extensa ulceração em tecidos conjuntivo excedendo-se para o osso alveolar )
Cada classe dessas doenças podem ter inter-relações e contribuírem para que se não tratada corretamente progredir para a perda total dos elementos dentários.
É importante salientar que para saber qual o grau de suscetibilidade do individuo a periodontite características do sistema imune inato e adquirido são avaliados , alterações em neutrófilos , alterações na quantidade, qualidade e especificidade de anticorpos também são avaliados para identificar a suscetibilidade.
O objetivo do tratamento da periodontite é reduzir a inflamação, eliminar os bolsos (se houver) e tratar