Periodo Helenistico
Daniela Osório, Marino Macedo, Raysa Costa,
Tatiane Menezes, Vagno Menezes
ARGUMENTO DE AUTORIDADE:
Apelando para a opinião do experto
Vila Velha - ES
03 de Junho de 2014
Capítulo VII
Argumento de autoridade:
Apelando para a opinião do experto
Tipos de argumento usuais àquele que argumenta em juízo.
Sendo os argumentos meios linguísticos de persuasão, eles têm uma gama enorme de tipo. Sua classificação segue pontos de vista distintos, dependendo do teórico e do método utilizado para sua validação.
Iniciaremos, então, com o argumento de autoridade.
Este merece considerações mais aprofundadas, aqui por dois motivos: primeiro, porque traz fundamentos que se aplicam quanto a outros tipos dele dependentes, que veremos adiante; segundo, por tratar-se de um dos mais relevantes argumentos de discurso judiciário atual.
A autoridade
Muitas das verdades que aceitamos estão baseadas no conhecimento de autoridades. Se procuramos saber uma matéria, procuramos o professor que é autoridade nela, confiamos pois ele é experto na matéria.
No transcorres do tempo, entretanto, vimos, pela impossibilidade de experimentar e conhecer todas as áreas do saber humano, repousando nossa fidelidade em pronunciamentos estabelecidos por aqueles que são, no senso comum, reconhecidos como dotados de conhecimento que autorize a convincente manifestação de opinião a respeito de assuntos determinados. Esse conhecimento técnico baseado apenas em declarações de autoridades consegue, refletindo em um panorama mais amplo, criar uma verdadeira ditadura de autoridade.
São eles os especialistas ou expertos.
Como aponta Douglas Walton, o estereótipo do problemas da autoridade nos dias atuais tem sido composto pela figura do Big Brother, a criação de Orwell, em que uma oligarquia fixava pensamentos e conceitos, por um sistema de controle ferrenho, ditando às pessoas o modo de agir e pensar, a influência vem de todas as