periodo do pendulo simples
Titulo: Período do Pendulo simples.
Foi elaborado um experimento, para estudo da forca peso e do movimento oscilatório. O movimento de um pêndulo simples envolve basicamente uma grandeza chamada período, que é o intervalo que o objeto leva retornar a sua posição de lançamento. Deriva dessa grandeza, existe a frequência numericamente igual ao inverso do período, que é o numero de vezes que o objeto percorre a trajetória pendular num intervalo de tempo especifico. O objetivo do experimento é saber se o comprimento e massa alteram na variação de oscilação e o tempo. O experimento foi desenvolvido em laboratório. Para o primeiro experimento foi utilizado um pêndulo de comprimento de 60 cm, e massa de 300 gramas de amplitude de 30 cm, com 20 oscilações sendo o Período de oscilação do pendulo para a mesma de 32, 46 segundos, e para cada oscilação foi gasta 1,62 segundos, e frequência de 0,6 oscilações por segundo. Para o segundo experimento foi utilizado um pêndulo de comprimento de 60 cm, e massa de 300 gramas de amplitude de 10 cm, com 20 oscilações sendo o Período de oscilação do pendulo para a mesma de 30, 60 segundos, e para cada oscilação foi gasta 1,53 segundos, e frequência de 0,7 oscilações por segundo.
Para o terceiro experimento foi utilizado um pêndulo de comprimento de 60 cm, e massa de 100 gramas de amplitude de 10 cm, com 20 oscilações sendo o Período de oscilação do pendulo para a mesma de 32,62 segundos, e para cada oscilação foi gasto 1,63 segundos, e frequência de 0,6 oscilações por segundo.
Para o quarto experimento foi utilizado um pêndulo de comprimento de 30 cm, e massa de 100 gramas de amplitude de 10 cm, com 20 oscilações sendo o Período de oscilação do pendulo para a mesma de 23,27 segundos, e para cada oscilação foi gasto 1,17 segundos, e frequência de 0,8 oscilações por segundo.
Obs.: Para a Frequência gasta por oscilação foi arredondado numero Decimais para números inteiros.
Percebemos que não ouve uma alteração