PERIODO CARBONIFERO
Definido na Inglaterra pelo geólogo inglês William Conybeare, em 1822, o período Carbonífero durou de 354 a 290 milhões de anos durante o Paleozóico. O nome é devido à ocorrência de vastas camadas de carvão, que se extendem pela Europa do norte, Ásia e América do Norte. o Período Carbonífero contribuiu, como o próprio termo sugere, para a formação do carvão, além de possibilitar a exploração em ambientes terrestres pelos tetrápodes oriundos dos ovos amnióticos. Esses tetrápodes eram os primeiros pássaros, répteis e mamíferos, que a princípio tinham de se alimentar através das plantas comosamambaias semeadas.
Como os outros períodos paleozoicos, o Carbonífero também teve suas subdivisões. Particularmente na América do Norte, ele é dividido em Mississipiano (Carbonifero inferior, mais antigo) e Pensilvaniano (Carbonifero superior, mais recente). Este sistema foi adotado pra distinguir a maior parte com camadas de carvão que fazer parte do Pensilvaniano e a de rochas calcárias o Mississipiano. O termo foi definido pela primeira vez pelo geólogo inglês William Conybeare, em 1822, graças à grande reserva de carvão de sua terra natal.
Estratigrafia: O período Pensilvaniano é odemtofocadp éças jazidas de carvão que existem no mundo datados desta época. Os fósseis de vida marinha caractrerizem o período Mississipiano. Estes Fósseis iincluem corais solitários Syringospora, corais coloniais tubulares. Outros corais coloniais fósseis incluem Stelecthophylllum e Siphonodendrom. Outros fósseis índice são os conodontes, eles são utilizados internacionalmente para datar rochas do Mississipiano.
Eventos biológicos diversos, geológicos e climáticos marcaram este período. O gigante continente Gondwana(atual território de África, Oceania, América do Sul e Antártica) passou por um processo de glaciação. Entretanto, alguns especialistas detectaram que também havia clima tropical na região, pois há registro de estonteantes pântanos e florestas que surgiram por