PERIODIZA O DA PR
Paleolítico – período em que predominavam as sociedades de coletores e caçadores. Os seres humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de grãos, frutos e raízes. De origem grega (paleo = velho, lítico = pedra – “velha idade da pedra”).
Neolítico – período em que se desenvolveu a agricultura e a criação de animais – as sociedades passaram a produzir seus alimentos. Também de origem grega (neo = novo, lítico = pedra – “nova idade da pedra”)
PALEOLÍTICO (99% DA EXISTÊNCIA DOS HUMANOS)
Teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos até aproximadamente 8.000 a.C.
O ser humano da África, Europa, Oriente Médio, Ásia e América confeccionaram suas primeiras ferramentas (de madeira, ossos, chifres e pedras lascadas – Idade da pedra lascada).
Neste período os seres humanos não produziam seus alimentos. Consumiam o que encontravam na natureza (frutos, grãos e raízes) e o que caçavam e pescavam. Quando a região se esgotava mudavam-se para outra. (Caçador-coletores e nômades).
O controle do fogo e o uso das ferramentas possibilitavam aos seres humanos defenderem-se dos animais perigosos, obter e utilizar mais as plantas comestíveis, cozinhar os alimentos e construir abrigos, tornando-se, assim mais preparados para vencer o frio e a fome. A vida dos seres humanos no Paleolítico caracterizava-se por estreito relacionamento com o ambiente natural; apresentava relativa simplicidade cultural, ausência de acúmulo de riqueza e mobilidade. Havia pequenas unidades sociais (bandos ou hordas) formadas por grupos familiares ou de amigos que viviam e trabalhavam em conjunto. A vida dos caçadores não era necessariamente rude e grosseira, e a expectativa de vida, não muito curta. As doenças contagiosas eram raras, pois as pessoas ocupavam áreas muito extensas, o que dificultava o contágio NEOLÍTICO
Neste período a pedra recebeu um novo tratamento (de lascada passou à polida) melhorando o seu corte – Idade da pedra polida.
Os seres humanos