Perigo para segurança alimentar
O presente trabalho aborda-se sobre o perigo para a segurança alimentar que é um agente biológico, químico ou físico presente no género alimentício, ou na condição de género alimentício, com potencial para causar um efeito adverso para a saúde.
Num determinado processo, devem ser listados todos os possíveis perigos para a segurança alimentar. Esta listagem de perigos deve ser realizada com base em documentação como legislação, códigos de boas práticas, estudos científicos, ou mesmo recorrendo a análises específicas ao produto e/ou processo.
Perigo para Segurança Alimentar
Conceitos
Higiene Alimentar – Conjunto de regras, medidas e condições que permitem garantir a segurança e salubridade dos alimentos, em todas as etapas da cadeia alimentar, produção, preparação, embalagem, transporte, distribuição e venda, permitindo assim, preservar a saúde do consumidor.
* Segurança Alimentar – Conjunto de regras que permitem obter alimentos que não causarão danos ao consumidor quando preparado ou ingerido de acordo com a utilização prevista.
* Perigo para a Segurança Alimentar – Agente biológico, químico ou físico presente no alimento, ou presente nas mesmas condições, que pode causar efeitos adversos na saúde do consumidor.
* Pontos Críticos de Controlo – Etapa na qual pode ser aplicada uma medida de controlo, sendo esta essencial para prevenir ou eliminar um perigo para a segurança alimentarem ou reduzi-lo a um nível aceitável.
Importância do perigo para segurança alimentar
A segurança alimentar é um dos problemas mais importantes de saúde pública em todo o mundo. Nos tempos modernos, a distribuição dos alimentos é global, por isso, se um alimento se torna perigoso para a saúde, o risco de disseminação alargado de doença é elevado. As causas têm de ser identificadas rapidamente e os consumidores precisam de ser informados do perigo.
Para garantir a segurança alimentar, devemos saber:
* Quais as causas das