Periféricos de entrada e saida
Este trabalho tem como finalidade expor os três tipos de periféricos que fazem parte do mundo tecnológico dos computadores, mais que isso, são fundamentais para a plena interação pessoa-máquina. Temos como foco aqueles dispositivos que se conectam ao computador de alguma maneira, proporcionando benefícios para nosso uso, como por exemplo, o mouse, o teclado, impressoras em geral, monitor de vídeo, webcam, scanner, joystick, caixa de som, plotter, floppy disk (disquete), CD/RW ou DVD/RW, pen drive.
Ao longo do trabalho demonstraremos dados técnicos dos principais periféricos e também algumas novidades nesta área.
2 DEFINIÇÃO DE PERIFÉRICOS
Chamamos de Periféricos a todo equipamento utilizado pelo computador para se comunicar com seu usuário ou com outros computadores. O monitor, teclado, impressora, mouse, dentre outros, são periféricos de nosso computador, pois é através deles que ele se comunica.
Quando uma mensagem é exibida na tela de seu monitor, por exemplo, o computador está se comunicando com você. Por outro lado, quando digitamos algo no teclado, estamos nos comunicando com ele.
Esses Periféricos são classificados também de acordo com sua finalidade: se servem para entrar dados ou enviar dados para o usuário ou para o computador. Chamamos esses periféricos de Dispositivos de entrada e saída de dados, conforme esta disposição.
Aos periféricos usados para transmitirmos informações ao computador chamamos de dispositivos de entrada de dados; aos periféricos usados para o computador se comunicar conosco enviando dados chamamos de dispositivos de saída de dados; e aos que servem tanto para entrada quanto para saída de dados chamamos de dispositivos de entrada e saída de dados.
Esses dispositivos de entrada e saída de dados são fundamentais para o correto funcionamento de nosso computador. Sem eles, de nada serviria nosso computador, pois não haveria meios de nos comunicarmos com ele.