perifericos E/S
SÃO LUIS-MA
SETEMBRO 2013
Periféricos são equipamentos que ligados aos computadores desempenham as funções de enviar ou receber informações da CPU. Cada periférico tem sua função pre-programada e cada um deles auxiliam o homem na sua comunicação com a miquina, existem muitos tipos de periféricos tanto de entrada como de saida e alguns com essa duas funcionalidades ao mesmo tempo.
Exemplos de periféricos de entrada:
Teclado: a maioria dos teclados hoje-em-dia possuem a mesma tecnologia de chaves e circuitos que convértem a digitação nas teclas em sinais que o processador no teclado analiza e determina quais carácteres serão enviados ao computador e é atravez de um programa do pc chamado de controlador de teclado que estes dados são processados e transferidos ao sistema operacional que verifica estes dados do teclado e os transfoma em comandos, como por exemplo o Ctrl-C que copia aquivos ou textos selecionados no sistema.
Mouse: o mouse funciona atravez de um LED vermelho que emite uma luz na superficie plana que ele esteja como por exmplo uma mesa. O refléxo desta luz volta para uma lente dentro do mouse e chega ao sensor que captura milhares de imagens, que são analizadas por um processador com o objetivo de determinar coordenadas e a velocidade do mouse para onde ele se mover. O chip que processa essas informações envia ao computador dados binários atravez do fio do mouse, o sistema traduz estas informações no movimento da seta na tela do PC.
Scanner: no scanner é usado o sensor CCD que captura a imagem atravéz de um conjunto de diodos sensíveis a luz, que convertem fotons em eletrons e quanto mais brilhante for a luz que atinge um diodo maior é a carga elétrica nesse diodo e a imagem digitalizada chega no sensor CCD atravez de espelhos, filtros e lentes, logo depois a imagem escaneada é transferida para o computador com um driver instalado para que haja comunicação entro o PC e o scanner e um dos tipos