perguntas
Discente: Rhenan Fernandes
Iniciação ao Pensamento Científico
Recife
2014
Síntese
Artigo Estudado:
Consumo de Suplementos por Jovens Frequentadores de Academias de Ginástica em São Paulo
Estudando o artigo percebi a forma em que o autor deseja explicar o assunto tratado, de uma forma experimental, comprovando seus argumentos com base nos resultados de colheitas feitas com adolescentes e jovens adultos.
A pesquisa tem como objetivo principal, alertar a todos praticantes de atividades físicas o risco da autoprescrição de suplementos alimentares. O autor dividiu os jovens em usuários e não usuários. Desta forma facilita para o pesquisador saber quando e como começam a usar os suplementos. A maioria dos usuários já pratica alguma atividade física a mais de um ano, outros tem amigos ou parentes que usam ou já usaram algum suplemento.
Com os resultados dos testes, o autor notou que dos jovens que fizeram o teste a maioria tinha entre 15 a 19 anos, e eram homens. A autoprescrição é influenciada por amigos ou familiares que já tiveram alguma experiência com o uso de suplementos, fato esse que é explicado pela imaturidade dos adolescentes que nesta idade querem resultados imediatos, e com facilidade.
A busca pelo corpo perfeito se tornou febre na sociedade, todos jugam a estética em primeiro lugar e a saúde é deixada como segundo plano, com isto os jovens tendem a procurar meios que acelerem esse processo de perda de gordura e ganho de massa magra. As teorias ouvidas pelos jovens raramente ocorre de um especialista da área, como um nutricionista ou de um médico do esporte e sim por pessoas que praticam atividades como musculação a anos.
Com a pesquisa o autor também constatou os suplementos mais usados pelos usuários, estes suplementos são: Bebidas esportivas ( isotônicos); proteínas;