perguntas
Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho deverão ser integrados por Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.
2 - Sobre a CIPA, explique: Como são escolhidos os representantes dos empregados e do empregador? Como funciona a reeleição? Como é o curso de CIPA para cipeiros? Sobre a estabilidade como ela ocorre? E quanto as reuniões, como devem ser?
Para a composição da CIPA, os representantes são designados da seguinte forma: • Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes serão por eles designados; • Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto por todos os empregados, do qual participem como candidatos, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados. O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Os representantes eleitos e designados deverão ser empossados, com o devido treinamento de 20 horas conforme a NR-5, no primeiro dia útil após o término do mandato em curso. A CIPA realiza reuniões ordinárias mensais, de acordo com um calendário preestabelecido, e durante o expediente normal da Universidade. Todas as reuniões têm atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias para todos os demais membros. O curso para CIPA tem duração de 20hs e é obrigatório de acordo com a NR5 tanto para os indicados quanto para os eleitos após a eleição. O mesmo deve ser realizado antes da posse da gestão assim com o objetivo de: proporcionar ferramentas adequadas para os componentes da CIPA cumprirem suas atribuição com o máximo