Perguntas e Respostas sobre as DCE'S
Roteiro de leitura das DCE’s - p. 01 - 35
1. De acordo com as DCE’s, como os sujeitos da escola pública devem ser reconhecidos e qual o papel da escola na formação desses sujeitos?
Os sujeitos da escola pública em geral veem a da classe assalariada, porém, com diversas etnias e de diferentes regiões. O objetivo das diretrizes é fazer com que a escola proporcione igualmente a oportunidade para todos, mesmo que o perfil de cada um seja diferente do outro. Eles devem ter acesso ao conhecimento, onde as escolas ministram os conteúdos das suas disciplinas.
2. Qual a orientação das DCE’s para o tratamento dos conteúdos disciplinares na escola? O que isso deve acarretar?
Os conteúdos não devem apenas ser expostos aos alunos, mas devem também ser apresentados de uma forma problematizada, onde o tema possa resgatar conhecimentos e informações prévias que um aluno sabe.
Com isso, o aluno poderá perceber e criticar as desigualdades sociais, políticas e econômicas presentes na sociedade.
3. O que você entende por “transformação emancipadora”?
A prática de fazer uma transformação livre e independente. No contexto das DCE’s, a prática de diferentes métodos, sem deixar de valorizar o ensino.
4. Discuta a concepção de currículo a partir da proposta das DCE’s.
Por trás de um currículo há um projeto de futuro para a sociedade, por isso, não se deve desprezar seu caráter político, vendo ele somente como um documento impresso, uma orientação, uma lista de ideias a serem seguidas ou algo construído para ter efeitos. Há um currículo documento e um currículo como prática. Como documento institucional, o currículo pode ser resultado de debates e até mesmo discussões mais centralizadas. Tendo uma ideia mais ampla e critica, no currículo está presente resultados de discussões políticas a fim de produzir um projeto pedagógico ligado a um projeto social.
5. Quais as 3 grandes matrizes curriculares expostas nas DCE’s?
O