Perguntas e Respostas de Fisiologia Humana
CCBS- CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE FISIOTERAPIA
SOMEOSTESIA E PROPRIOCEPÇÃO
JOYCE PEREIRA
LEANDRO GONÇALVES
MARIA AUGUSTA PERAZZO
RAYANE ALBUQUERQUE
RECIFE 2015
Atividade Extra-classe de Fisiologia Humana: sobre os capítulos 17 (Someostasia) e 18 (Propriocepção) do livro de Fisiologia de Margarida de Melo Aires.
PERGUNTAS e RESPOSTAS:
1. Quais as mobilidades somestésicas que estão envolvidos no caso?
R. São as Táteis, Térmicas e Dolorosas.
2. Quais os receptores envolvidos em cada modalidade somestésica?
R. Na modalidade Tátil, os receptores envolvidos são divididos em dois tipos de Mecanoreceptores, sendo estes de adaptação rápida e lenta. O de adaptação rápida é caracterizado pelo Corpúsculo de Pacini e o Corpúsculo de Ruffini, caracterizado pela adaptação lenta, estes estão localizados no tecido subcutâneo. Existem também os receptores mais supeficiais, que são: O Corpúsculo de Meissner e de Merkel.
Na modalidade Térmica, o receptor envolvido é caracterizado por um único tipo de sensor, sendo este o Termoceptores, cuja a atividade irá variar de proporcionalmente à temperatura. Baseiam-se na existência de duas classes de receptores, uma classe que engloba os receptores do frio e outra os receptores do calor.
Na modalidade Dolorosa, o receptor são de terminações livres, sem estruturas acessórias destinadas à transdução de estímulos, o que o faz desse tipo de receptor um dos menos diferenciados entre os receptores sensoriais, sendo este o Nociceptores.
3. Na lombociatalgia com a dor irradiada para o MID, qual o dermatomo que está envolvido?
R. Como o dermatomo indica a raiz de identificação do local de acomentimento da Lombocitalgia, neste caso as raízes do glânglio dorsal principais, são: L4 – acometido pela hérnica discal no nível de L3 e L4, a L5 – acometido pela hérnia discal de nível L4 e L5 e S1 – normalmente, acometida pela hérnia discal do nível L5 e S1.
4. O que é