PERGUNTAS SOBRE A ERA VARGAS
Após o fim da ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, em 1945, a República brasileira conheceu um curto período de democracia liberal representativa. Também conhecido como República Populista, esse período da história do Brasil representou uma maior integração econômica do país na esfera do capitalismo ocidental, resultando em um impulso à industrialização brasileira.
Entretanto, essa integração às cadeias produtivas ocidentais e ao impulso industrial aprofundou as contradições da sociedade brasileira, já que o processo de modernização não atingiu a todos. A miséria, a concentração de terras e de renda, a preponderância do capital proveniente de outros países e a intensa exploração do trabalho ainda se faziam presentes, indicando um caráter conservador do processo de modernização.
Tal situação resultou na formação de movimentos sociais no campo, como as Ligas Camponesas, e no fortalecimento dos sindicatos de trabalhadores urbanos. Os partidos políticos ligados aos trabalhadores, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), também ganharam maior influência. A ligação de alguns governos aos movimentos populares foi um dos aspectos que garantiram a adjetivação do período como populista.
2) Caracterize os principais partidos políticos do Brasil entre 1945 e 1965.
Neste período se destacaram o PSD, PTB e a UDN, que foi um importante partido de direita no período.
Partido Social-Democrático (PSD): fundado por aliados de Getúlio Vargas, em 1945. O partido concentrava as alas mais conservadoras aliadas o governo Vargas. Foi um importante partido de sustentação a Getúlio. Ideologicamente era o principal representante da social democracia no país. O partido sempre obteve maioria no Congresso. Elegeu dois presidentes no Brasil: Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) e Juscelino Kubistchek (1956-1960).
O partido foi extinto pelo Ato