perguntas sobre aborto
1. O que é aborto?
R.: Remoção ou interrupção prematura de um embrião ou feto.
2. Como pode ocorrer o aborto?
R.: De forma espontânea ou induzido
2.1. Forma espontânea: Um aborto espontâneo é a perda involuntária de um feto de até 20 semanas de gestação. (Perdas gestacionais após as 20 semanas são denominadas de partos prematuros.) Um aborto espontâneo também pode ser chamado de "aborto involuntário". Ele se refere a eventos de causa natural, e não a abortos decorrentes de procedimentos cirúrgicos ou de uso de medicamentos.
2.2. O aborto induzido, ou aborto provocado é causado por uma ação humana. Este tipo de abortamento é fortemente contestado em muitos países do mundo, mas é reconhecida como uma prática legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente cobertos pelo sistema público de saúde.
2.3. Aborto terapêutico: aborto provocado para salvar a vida da gestante para preservar a saúde física ou mental da mulher para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congênitos que seriam fatais ou associados com enfermidades graves para reduzir seletivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes múltiplas.
Aborto eletivo: aborto provocado por qualquer outra motivação.
3. O aborto é ilegal no Brasil? R.: O aborto no Brasil é tipificado como “crime contra a vida” pelo Código Penal brasileiro, prevendo detenção de 1 a 10 anos, de acordo com a situação [1]. O artigo 128 do Código Penal dispõe que não se pune o crime de aborto nas seguintes hipóteses:
1.1. quando não há outro meio para salvar a vida da mãe;
1.2. quando a gravidez resulta de estupro.
Quais são os métodos de aborto? Como cada um deles acontecem?
R: RU-486 (5-7 SEMANAS)
O seu funcionamento consiste em bloquear a progesterona, uma hormona com um papel crucial durante a gravidez. Sem esta hormona, o revestimento uterino não fornece alimento,