Perguntas S2 1
A) O Estado é uma ampliação do círculo familiar.
B) O Estado nasce pela transgressão da ordem doméstica e familiar.
C) O simples indivíduo se faz cidadão, contribuinte, elegível, recrutável e responsável na ausência das leis da Cidade.
D) A ordem familiar, em sua forma pura, não é abolida por uma transcendência do Estado.
Resposta – B
II. Assinale a alternativa incorreta sobre a crise que acompanhou a transição do trabalho industrial.
A) Crises onde a lei geral suplanta a lei particular estão presentes em todas as culturas e podem afetar profundamente a estrutura da sociedade.
B) No moderno sistema industrial, os trabalhadores formavam uma só família, onde os membros se sujeitavam a uma hierarquia natural, enquanto as velhas corporações exploravam o trabalho de seus empregados a troco de salários ínfimos.
C) Para o capitalista, um empregado se transforma em um simples número: a relação humana desaparece.
D) Houve grandes dificuldades para a transição da velha ordem familiar para o trabalho industrial.
Resposta: B
III. Como e por quê suprimir a intimidade interpessoal entre empregador e empregado pode acarretar mudanças no sistema de produção de mercadorias?
Resposta: As alterações nas relações interpressoais entre empregado e empregador ocasionaram uma maior burocratização no sistema, dificultando a relação direta entre patrão e empregado. Tal fato implica num possível aumento do descaso e da irresponsabilidade do empregado, uma vez que esse se apresenta mais displicente, colocando, cada vez menos, a própria essência nos objetos fabricados, tornando-se cada vez mais um número em detrimento de um trabalhador. Esse desenvolvimento industrial aumentou a quantidade produzida de produtos inegavelmente, porém os tornou menos bem trabalhados.
IV. No que tange o patrimonialismo, Sérgio Buarque de Holanda evidencia características semelhantes entre a política brasileira e outra