Perguntas Rita
As camadas típicas de um pavimento flexível são estas, menos subleito que não é camada, uma vez que não possui espessura definida.
A camada de reforço do subleito só existirá se necessária, caso a capacidade de suporte do subleito não atenda a solicitação de tráfego. 2) Em média de que material é composto suas camadas, sua espessura e sua expansão.
Ex:
Revest : Concreto Asfáltico Usina a Quente (CAUQ ou CBUQ)(maioria)..... depende da solicitação de tráfego (N)......Não existe especificação de expansão para camada de CAUQ, pois o seu controle é realizado com o ensaio Marshall.
Base :
Pode ser granular: BGS, MH, solo-brita...... espessura mínima de 15 cm (requisito do método de dimensionamento do DNIT); CBR mínimo de 80%.......e expansão máxima de 0,5%
Pode ser com ligante cimento Portland: concreto rolado; BGTC; solo cimento (6 a 12%); solo cm adição de cimento (3 a 5%) e aí precisa pegar a eepecificação de cada material para saber os requisitos mínimos, mas não é CBR, exceto para solo cm adição de cimento;
Pode ser ligante cal: solo-cal;
Pode ser ligante asfáltico: PMF; MB; solo-betume
A especificação do CBR e expansão só vale para bases e sub-bases granulares e com adição de cimento ou cal. sub-base : se granular, CBR maior ou igual a 20% e expansão máxima de 1% , senão verificar especificação de serviço.
Ref subleito: CBR superior ao do Subleito e expansão máxima de 2%. Toda camada granular deverá ter espessura mínima de 15 cm.
Subleito: Se o CBR for inferior a 2%, deverá ser realizada a substituição de 1 m de espessura do material por outro com CBR superior a 2 %. A expansão máxima é de 2%. 3) 1% de expansão é igual a terra/solo levantar 10lb?
Não.
Veja por exemplo: o ensaio para determinação da capacidade de suporte Califórnia é realizado com uma sobrecarga padrão