Perguntas- Plano Real
1.Explique a natureza do ajuste fiscal adotado em dezembro de 1993 e de que maneira esse ajuste contribuiu para o posterior sucesso do Plano Real.
2. No que consistia a âncora cambial do Plano Real? A âncora cambial consiste em um mecanismo de politica economica , em que o governo fixa a taxa de cambio para poder conter a inflação. Essa politica utilizada no plano real intensificou a abertura commercial e a valorização da nossa moeda, fazendo com que produtos nacionais possuissem preços menores do que os produtos importados, mas tambem houve uma alta da importação, fraco desempenho das exportações, elevação dos juros basicos com intuit de atrair capital externo e venda de reservas cambiais.
3. Como foi orientada a política monetária do Plano Real? Quais os objetivos básicos dessa política? Os objetivos básicos dessas politica foram: O financiamento dos gastos púbicos (que estavam muito acima do valor desejado) até que atingissem um equilíbrio fiscal e a redução de uma pressão por financiamentos, ,
O compulsório dos bancos teve o propósito de reduzir a quantidade de dinheiro disponível para empréstimos e financiamentos dos bancos, uma vez que são obrigados a recolher compulsoriamente uma parte dos valores ao Banco Central.
4. Por que não foi possível adotar uma âncora fiscal para o Plano Real? Qual o pressuposto do Plano em relação à questão fiscal?
5. O que era e para que servia a URV, criada no primeiro trimestre de 1994? A URV era utilizada na transição entre o Cruzeiro Real (antiga moeda, antes do real) e o Real, servindo como uma referência monetária.Ela era tida como uma “moeda paralela” ao Cruzeiro Real, não contendo a influência da hiperinflação (da epóca) , a URV ignorava a “expectativa” dos brasileiros do aumento de preço (principal motivo da inflação), servindo para a proteção do poder de compra da população, também para organizar a demanda pela renda real.
6. Qual a consequência imediata da implantação do Plano