Perguntas frequentes
1. Onde é produzido e quais as funções do ácido clorídrico?
O ácido clorídrico é produzido pelas glândulas localizadas na parede estomacal; e tem como função facilitar a absorção de ferro; proporcionar um pH ótimo para a digestão proteica, iniciar a digestão proteica; ativar o pepsinogênio à pepsina; e agir contra os germes, restringindo a fermentação microbiana.
2. Quais as principais enzimas digestórias da boca e do estômago, e quais suas funções? É correto afirmar que ambas são enzimas ativas?
A principal enzima digestória da boca é a ptialina(amilase salivar), a qual catalisa a hidrólise de polissacarídeos(amido, glicogênio e derivados); e a principal enzima digestória do estômago é a pepsina, a qual digere proteínas em peptídeos. Não é correto afirmar que ambas são ativas, pois a pepsina atua num meio ácido, como o pH= 2, e acima de pH=5 ela tem pouca atividade proteolítica, se tornando completamente inativa.
3. Se a parte posterior do esôfago, estômago e intestino possuem musculatura lisa e involuntária, como o alimento é transportado ao longo do trato digestório?
O alimento é transportado ao longo do trato digestório graças aos movimentos peristálticos, ou seja, movimentos involuntários realizados pelos órgãos do tubo digestivo (intestinos e esôfago), para que a digestão ocorra no devido local.
4. Por que o método mais usado para medir atividade da amilase salivar consiste em tratar uma solução de amido e saliva pelo lugol?
Porque a digestão do amido pela saliva não produz coloração em seu estágio final, e por isso usa-se esse método, medindo o tempo para o desaparecimento da coloração azul, pois amido com lugol resulta na cor azul.
5. É correto afirmar que a quitina é hidrolisada pela amilase pancreática?
Apesar de a quitina ser um polissacarídeo, e a amilase hidrolisar polissacarídeos, a quitina não é hidrolisada pelas amilases do homem.
6. Explique os mecanismos de regulação da secreção pancreática.