Perguntas filosofia
1. Qual é o argumento contra a ideia da criança como adulto em miniatura?
2. Identifique os argumentos que justificam atribuir-se a Rousseau a realização de uma revolução copernicana na educação.
3. Explique com suas palavras qual é a diferença que o filosofo estabelece entre “disciplina” e “máxima”.
4. Segundo autor, a disciplina permite a punição, mas na cultura moral ela não deve ser usada. Explique por quê. Você concorda com o autor? Justifique.
Respostas
1. Para Rousseau o ser humano deve desenvolver o lado natural, para ele a escola corrompe a criança e a desnaturaliza. A educação deve buscar espontaneidade, seguindo os desejos naturais, uma educação naturalista que ele defendia, pois expõe a hipocrisia e os vícios humanos. A educação naturalista tinha como tese o conhecimento de dentro pra fora, através da razão sensitiva, os sentidos, as emoções, os instintos, pois são anteriores ao pensar elaborado.
2. Rousseau elaborou os fundamentos da doutrina liberal, o mesmo centralizou os interesses pedagógicos no aluno e não mais no professor. Antes a educação era fundamentada na religião ou para a vida em sociedade. Ele formatou uma educação onde o individuo se auto desenvolve através da sua própria natureza afirmando que o homem nasce bom, mas as instituições o degeneram tornando artificial tudo que é rotulável.
3. Analisando Kant a diferença que podem estabelecer entre disciplina e “máxima”. Se tivermos a máxima, a moral de atendermos o conhecimento através da nossa razão pratica e experiência esta balanceando a disciplina que é a organização das ideias deixando-as coerente e fundamentada.
4. A punição para com a criança não é benéfica no processo de aprendizagem pois na cultura moral devem ser estabelecidos bons princípios que sejam compreendidos aceitos pelas crianças.