Perguntas Fala Roc a SMC
O Fala Roça é um jornal impresso formado por jovens moradores da Rocinha, nascido em 2012 com o apoio da metodologia da Agência de Redes para Juventude.
A Agência de Redes para Juventude é um projeto implantado em comunidades cariocas pacificadas que oferece ao jovem da periferia conexões e ferramentas para que ele possa atuar como agente transformador de seu território. A iniciativa, que nasceu em 2011, realiza oficinas artísticas, de formação e mobilização para 300 jovens de 15 a 29 anos. Além de estudar, o aluno desenvolve o projeto de uma atividade ou produto. Ao fim do curso, os melhores projetos de cada comunidade recebem uma verba de R$ 10 mil cada para desenvolvimento e implantação. Criada pelo escritor e cineasta Marcus Vinícius Faustini, a Agência conta com o patrocínio da Petrobras.
Durante o processo de criação do jornal, constatamos que cerca de 70% dos moradores da Rocinha são nordestinos ou são descendentes. Por isso, decidimos criar um jornal com uma temática diferente, assim surgiu o Fala Roca, um jornal voltado a cultura nordestina na Rocinha.
A logomarca do jornal foi trabalhada em cima da história da Rocinha. A palavra “Roça” é porque a região da Rocinha era uma fazenda que fornecia verduras para a feira da Gávea, na Praça Santos Dumont. Os clientes perguntavam de onde vinha as verduras e os vendedores diziam que vinha lá da “Rocinha”. Roça também é um apelido da Rocinha.
A formação inicial do grupo mudou ao longo dos anos. Atualmente a equipe é formada por Michele Silva (25 anos), Michel Silva (21 anos), Beatriz Calado (19 anos) e Marcelo Junior, nosso novo voluntário e morador do Vidigal.
2. De início, vocês mantinham o jornal com o apoio da Agência Redes para a Juventude e da PUC, certo? Como está a situação agora que vocês foram contemplados com esse edital?
O projeto recebeu um novo financiamento da Agência Redes para a Juventude em 2014 e conseguiu manter novas manter edições. A PUC nunca apoiou o