Perguntas do livro: maomé: a biografia de um profeta
- Por volta dos seus 40 anos, Maomé começou a realizar retiros espirituais nas montanhas da cidade de Meca. Num desses retiros, viu-se recebendo ordens para recitar as palavras de Deus através de um anjo e pensou estar tomado por Kahin ( adivinho da Arábia). Então o profeta sentiu-se abraçado pelo anjo e recitou as primeiras palavras do Corão. Em seguida, voltou a si e aterrorizado por pensar ter tornado-se um Kahin, pensou em não mais viver. Posteriormente, saiu da caverna onde se abrigara e começou a subir a montanha para se atirar à morte, entretano teve outra visão do anjo, identificado como Gabriel. Assim, Maomé obteve sua revelação.
2) O que a nova religião recuperou da antiga e o que traz de novo?
- Antes da revelação que o profeta Maomé recebeu, vigorava na região da Arábia o paganismo e o politeísmo. Esse paganismo tinha como centro de culto Meca, que foi mantida e instituida cidade sagrada para o Islamismo, também foram preservadas as ideias de comunidade e fraternidade. Maomé inovou, pois levou o monoteísmo, ou seja, aboliu a crença em vários deuses e a crença em um Deus único e também trouxe o livro sagrado, denominado Alcorão.
3) Explique os principais fundamentos do islamismo. De que maneira o islamismo e o judaismo se aproximam e se afastam do cristianismo?
- Os principais fundamentos islâmicos são: crer e testemunhas que Allah é o único Deus e Maomé seu profeta; rezar cinco vezes ao dia, voltado à Meca; Jejuar durante o mês do Ramadã, do nascer ao pôr-do-sol; fazer uma pereguinação à meca, ao menos uma vez na vida, Doar esmola e fazer caridade.
Ambas religiões, islamismo, judaismo e cristianismo são monoteístas, creem na existência do céu e inferno, possuem livros sagrados, entretanto o islã afirma que Moisés, Abraão, Jesus e Maomé não são divindades, são profetas do qual Maomé é seu preferido, os judeus acreditam no envio do messias à Terra para livrá-los do pecado e seu profeta é Moisés, Já o