Perguntas do artigo tecnologia
Ultravioleta (UV) e feixe de elétrons sistemas (EB) de tinta estão na mente da maioria dos conversores de hoje. Avanços têm ampliado as aplicações e redução de custos, tornando a tecnologia vale a pena um olhar mais atento.
Q: Qual é a definição de UV / EB sistemas de tinta e como eles funcionam?
R: As tintas de energia curáveis são assim chamados porque eles contêm determinados materiais que formam radicais livres ou espécies iônicas, quando expostos à luz ultravioleta ou elétrons de alta energia. Estas espécies reativas em seguida, combinar com outros materiais para construir uma rede de polímero.
As tintas de cura UV são curados com radiação ultravioleta na banda de frequências 200-400 nm do espectro eletromagnético. O processo é iniciado (iniciado) usando uma mistura de foto-reativa (light-reativa) materiais chamados fotoiniciadores. Na química mais usados, fotoiniciadores unir para produzir radicais livres quando expostos à luz ultravioleta. As espécies de radicais livres, agora em um estado animado, precisa passar esta nova energia. Eles procuram outros materiais chamados acrilatos que contêm uma dupla ligação insaturada, e juntos eles propagar uma cadeia polimérica.
Os acrilatos podem ser na forma de uma unidade de monômero simples ou um material de alto peso molecular chamado um oligômero. Um oligômero, em essência, produz a espinha dorsal da tinta ou revestimento acabado. Os radicais livres produzidos no material acrylated vai continuar a reagir com mais oligômeros ou monômeros de acrilato, a construção da cadeia polimérica até o seu término. Denúncia ocorre quando há não mais disponível Radicais sem reagir no sistema.
Em outra química conhecida como UV catiônico, espécies de início são produzidos pela exposição do fotoiniciador à energia UV. Este processo utiliza materiais que são