PERGUNTAS DENIS
Esclarecimentos de Friederich Nietzsche
Trabalho apresentado na disciplina de Filosofia da Educação III, ministrado pelo professor Denis ,do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP de Araraquara.
2° ano/ noturno
Araraquara, junho de 2015
1. Qual é o ser que Zaratustra quer anunciar da critica aos valores tradicionais?
O ser é o “super-homem”, que vem trazer um novo sentido na Terra. Acabando com os valores tradicionais religioso, ele é anticristão, afirmando a morte de Deus. Ele o anuncia para criar um novo homem, cujos valores agora são: saúde, a vontade forte, o amor, a embriaguez dionisíaca e o novo orgulho. Novo orgulho este que significa não cumprir valores cristãos, mas valores próprios. Ele acaba com o sobrenatural, julgando ser algo desfavorável, como algo velho, jogando os valores morais ao vento ao ser inserido um homem novo. Uma humanidade nova, estando liberto do que é antigo e tradicional indo além do bem e do mal. Zaratustra é o filosofo que liberta a humanidade das antigas cadeias para irem além do bem e do mal.
2. Crítica a imagem de greicidade na tradição européia.
A imagem Grega de harmonia, beleza, equilíbrio, ordem e tudo que é clássico que existia, também era presente na tradição européia. Privilegiando o momento grego da época através dos produtos artísticos, principalmente na arquitetura e na escultura. Esta fixação de greicidade aconteceu por conta do cristianismo, através do que foi transmitido tudo que se sabe da cultura antiga, esta função que o movimento é determinante no aspecto do enfraquecimento e desaparecimento da fé cristã na modernidade, estando também impossibilitando o conhecimento real de toda a antiguidade clássica.
3. Apolíneo e Dionisíaco.
É relacionado com Apolo e Dionísio (mitos gregos). O lado escuro da alma, as manifestações que demonstram desmedidas, vibrações, autenticidade é denominado dionisíaco. Aquilo que relaciona com a arte e a vida