perguntas de economia
Estrutura de mercado é definida como a concentração ofertantes (produtores) e demandantes (compradores) em um determinado mercado. Assim, temos mercados com bastante ofertantes e bastantes compradores (concorrência perfeita ou pura), em um extremo, e no outro, um único ofertante para muitos compradores (monopólio) ou mesmo, somente um comprador para muitos ofertantes (monopsônio). Essas estruturas irão determinar os preços praticados no mercado, influenciando de forma significativa. Portanto, o governo tem interesse em criar, no longo prazo, um mercado com a melhor estrutura possível a fim de estimular a competição, que levará a uma maior eficiência no uso dos recursos escassos. Pensando nisto e outras questões trabalhadas em sala de aula, responda as perguntas abaixo:
1) Os preços dos automóveis no Brasil, em dólares, na década de 1980 subiram substancialmente, a ponto de, ao final da década, serem os mais caros do mundo. A partir da abertura da economia brasileira, em especial após 1995, houve uma tendência de queda nos preços desses bens no mercado brasileiro. Atualmente o número de marcas produzidas no Brasil ultrapassa 60, com mais de 200 modelos, sem contar os mais de 100 modelos importados.
Pergunta: Considere os conceitos de “Estrutura de Mercado” e responda por que os preços eram altos e depois baixaram relativamente. Qual a explicação econômica para isso?
Estávamos assolados pela crise econômica, e os projetos em geral careciam de modernidade, em parte devido ao isolamento provocado pela proibição de importações. Fernando Collor, antes de tomar posse como presidente, chamou os carros da década de 80 de "carroças", ao justificar a volta das importações, uma das primeiras medidas que adotou quando assumiu a presidência da república. Assim, vieram carros muito mais avançados na década de 90.
2) Quais são as condições que caracterizam a concorrência pura e a concorrência perfeita?
A Concorrência pura ou perfeita