perfuro cortante tcc
VALERIA MOURA DO NASCIMENTO
IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA
OBESIDADE INFANTIL
SÃO PAULO
2014
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE/ANHANGUERA – UNIBAN
VALERIA MOURA DO NASCIMENTO
ENFERMAGEM
IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL
Trabalho a disciplina Metodologia de Ensino apresentando à Prof.ª Dra. Celia A. Paulino, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Enfermagem.
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 4
2- MÉTODO 5
3- REVISÃO DA LITERATURA 6
3.1 DEFINIÇÃO 6
3.2 ETIOLOGIA 6
3.3 DIAGNÓSTICOS DA ENFERMAGEM NA CRIANÇA OBESA 6
4- PROBLEMA 7
5- HIPÓTESE 8
6- JUSTIFICATIVA 9
7- CONCLUSÃO 10
8- REFERENCIAS 11
1- INTRODUÇÃO
A obesidade infantil e um grande problema de saúde pública em todos os países em qualquer nível social. O aumento da obesidade observado nos últimos anos tem assumido caráter espantoso nas crianças escolar e pré-escolar.
O acompanhamento da evolução infantil é indispensável na assistência de enfermagem, para detectar e que o tratamento da obesidade infantil seja cumprido de forma prévia e eficiente.
A Obesidade pode ser considerada como uma doença de origem multifatorial, podendo ser genéticos, ambientais além de influências socioeconômicas e alterações endócrinas e metabólicas.
2- MÉTODO
Realizou-se uma revisão sistemática da literatura mediante busca nas bases de dados bibliográficas, realizada na biblioteca virtual e artigos (SCIELO e LILACS), utilizando as seguintes categorias para pesquisa. `` Qual importância da atuação do enfermeiro na prevenção de obesidade infantil´´.
Descritores: Orientação. Enfermagem. Prevenção. Obesidade. Criança. Sobrepeso.