PERFURATRIZES
São aquelas que reproduzem o trabalho manual de perfuração em rocha.
Apesar da percussão, ela produz um giro da broca imediatamente após cada golpe. Seu acionamento é feito por ar comprimido. No entanto existem as acionadas a gasolina, diesel, etc.Sistema de percussãoAs perfuratrizes percussivas transmitem à broca a percussão e, no intervalo entre duas percussões sucessivas, há uma rotação de pequeno arco de círculo. Simultaneamente ocorre a introdução de ar ou água de limpeza.Partesde uma perfuratriz de percussãoO sistema de percussão consta essencialmente de duas partes, ou seja, de um cilindro em cujo interior se desloca o pistão. Este é em geral formado por uma peça única, com dois diâmetros, sendo a parte de diâmetro maior o pistão propriamente dito e a de diâmetro menor o pescoço ou guia do pistão com a face de impacto.A alternância dos movimentos é conseguida por meio de uma válvula que dirige o fluxo de ar ora para uma, ora para outra face do pistão. Esta válvula é movimentada pelo próprio ar comprimido. Antigamente usava-se a válvula de bola, mas a mesma mostrou-se ineficiente.
Sistema de rotação
A cada golpe do pistão contra a broca, corresponde uma rotação de um pequeno arco de círculo de modo a proporcionar nova superfície de rocha para ser cortada pela extremidade inferior da broca.
Acionado quando do movimento de retorno do pistão, 11 percussões para uma rotação.
Mecanismo: Pela equação identificam-se os principais fatores que influenciam na velocidade de penetração:
- A pressão do ar comprimido, se aumentada, eleva a velocidade. Mas o impacto do pistão também cresce. - Uma velocidade muito elevada pode danificar o equipamento. - A velocidade de impacto também influi. No entanto deve-se verificar se o aço suporta as tensões.
- O diâmetro da cabeça do pistão influi ou seja: perfuratrizes mais rápidas tem dimensões (tamanho e peso maiores).
Obs: Em geral nº de percussões está entre 2000 a 3000 por minuto.