Performance no windows
Nem todo o mundo tem problemas de performance no Windows, é claro. Mesmo assim, sempre há algo a fazer para acelerar as coisas. Dá para chegar a uma navegação mais rápida, injetar gás nos downloads e ganhar tempo em compartilhamento de arquivos. Tudo começa, evidentemente, com uma boa faxina no HD, e não dispensa a formatação periódica do disco. Dentro desse espírito, aqui tem 55 dicas para turbinar o PC.
1. Mais memória, mais velocidade
Este post tem 55 dicas, todas gratuitas, apenas nesta dica você vai gastar alguma grana: Na memória do PC, porque ela faz toda a diferença na hora de ganhar velocidade no micro, e está longe de custar uma fortuna. Hoje, um pente de 1GB DDR 400 MHz sai por cerca 100 pratas — uma despesa que vale a pena. Todo mundo sabe que não dá para viver com apenas 256 ou 512 MB de RAM usando o Windows XP, certo? Aumentar para 1 GB ou 2 GB oferece ganhos de performance em aplicativos que usam muita memória (como editores de imagens e codificadores de vídeo), além de melhorar a resposta geral do sistema.
2. Carga automática? Só com muita memória
Para máquinas com pouca memória, 256 MB ou menos, um recurso interessante do XP pode ter efeito ruim. É o Prefetch, que carrega pedaços de programas usados constantemente na memória, para agilizar seu carregamento. Para desabilitar o Prefetch, vá ao menu Iniciar, escolha Executar, tecle Regedit e clique em OK. Acesse a seção HKEY_LOCAL_MACHINE\ SYSTEM\CurrentControlSet\ Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters\. Clique com o botão direito do mouse no item EnablePrefetcher e ajuste o valor desse item para 0. Será preciso reiniciar a máquina para que as mudanças sejam efetivadas. Vale lembrar que esse ajuste só é benéfico para PCs com pouca memória. Máquinas com RAM de sobra vão experimentar uma demora maior para carregar os aplicativos.
3. Libere mais RAM
No espírito de liberar mais memória, existem vários programas capazes de disponibilizar preciosos MB