Perfilagem de Produção
Histórico:
• O fraturamento foi inicialmente empregado para aumentar a produção de poços marginais no Kansas, no final da década de 40 (Figura 1-1). Seguindo uma explosão da prática em meados dos 50 e uma considerável onda em meados dos 80, o fraturamento hidráulico massivo (MHF) cresceu e se tornou a técnica de completação dominante, principalmente para reservatórios de baixa permeabilidade na América Norte.
• Em 1993, 40% dos poços de petróleo novos e 70% dos poços de gás nos Estados Unidos foram fraturados.
Com a contínua introdução de melhorias na técnica e o advento do fraturamento de formações de alta permeabilidade (HPF), que tem sido chamado de “fracpack” ou variantes, o fraturamento tem expandido seu horizonte de aplicação.
Fraturamento hidráulico ( fracking gás)
È a propagação de fracturas numa camada de rocha causada pela presença de líquidos pressurizados. Formam-se naturalmente, no caso de veios ou diques, e é um meio pelo qual o gás e o petróleo de fontes rochosas podem “migrar” para reservatórios de rocha.
As empresas de gás e petróleo podem tentar acelerar o processo para libertar petróleo, gás natural, gás de carvão (hulha Gás), ou outras substâncias para extracção, a técnica é chamada de Fraking (fractura) ou hidrofracking. È realizado perfurando um “poço” nas formações rochosas. A energia produzida pela injecção de líquidos altamente pressurizados, cria novos túneis nas rochas que pode aumentar a quantidade para extrair e recuperar combustíveis fosseis. Os operadores tipicamente controlam o declínio das farturas usando “ propante” no líquido injetado, material, como areia, cerâmica, etc, que impedem que as facturas se fechem quando se para a injecção.
Existe hidráulico de baixo volume usado para estimular reservatórios com alta permeabilidade, que pode consumir entre 75.000 a 30.000 litros de líquidos por poço.
E existe também de alto volume que pode usar até 10 a 11 milhões