Perfil Lipídico
Se o seu colesterol total está abaixo de 200 mg/dL e você não tem uma história familiar de doença cardíaca ou outros fatores de risco, não é necessário um perfil lipídico. Entretanto, pode ser aconselhável uma medida do colesterol HDL para verificar se ele não está baixo. Muitos programas de triagem oferecem as medidas de colesterol total e colesterol HDL.
2. Meus resultados de perfil lipídico vieram com triglicerídeos altos e sem resultado de colesterol LDL. Por quê?
Na maioria dos perfis de triagem, o colesterol LDL é calculado a partir de outras medidas de lipídios. Entretanto, o cálculo não é válido se os triglicerídeos estiverem acima de 400 mg/dL. Nesses casos, para determinar o colesterol LDL são necessárias técnicas especiais, como o colesterol LDL direto ou ultracentrifugação de lipídios.
3. O que é VLDL?
As lipoproteínas de densidade muito baixa (em inglês, VLDL – very low density lipoproteins) formam um dos três principais grupos de partículas de lipídios. As outras duas são as lipoproteínas de alta densidade (HDL – high density lipoproteins) e as lipoproteínas de baixa densidade (LDL – low density lipoproteins). Cada tipo de partícula contém uma mistura de colesterol, triglicerídeos e proteínas, em diferentes proporções. As LDL contêm mais colesterol, as HDL mais proteínas e as VLDL mais triglicerídeos. Como as VLDL contêm a maior parte dos triglicerídeos circulantes e a composição das diferentes partículas é relativamente constante, é possível avaliar a quantidade de colesterol VLDL dividindo o resultado dos triglicerídeos (em mg/dL) por 5. Como, no momento, não há um modo simples e direto e medir o colesterol VLDL, esse cálculo é usado na maioria dos laboratórios, mas não é válido para valores de triglicerídeos acima de 400 mg/dL (veja pergunta 2, acima). Níveis aumentados de colesterol VLDL estão associados a risco aumentado de doença